Surfistas engajados por justiça socioambiental

Ecosurfi representa a comunidade do surfe em Brasilia

Ecosurfi representa a comunidade do surfe em Brasilia Ecosurfi representa a comunidade do surfe em Brasilia

Noite do Surfe pelo Social em Itanhaém

Encontro tem como proposta reunir a comunidade do surfe

Encontro tem como proposta reunir a comunidade do surfe Encontro tem como proposta reunir a comunidade do surfe

Projeto faz diagnóstico de áreas potenciais para Ecoturismo

Levantamento aponta atrativos em Itanhaém/SP

Projeto faz diagnóstico de áreas potenciais para Ecoturismo Projeto faz diagnóstico de áreas potenciais para Ecoturismo

Ecosurfi encoraja surfistas a discutir Gestão Costeira

Comunidade do surfe cobra mais atenção com as praias

Comunidade do surfe cobra mais atenção com as praias Comunidade do surfe cobra mais atenção com as praias

Profissionais da Escola Ecosurfi passam por “reciclagem”

Curso de Formação e Atualização de Instrutores de Surfe

Curso de Formação e Atualização de Instrutores de Surfe Curso de Formação e Atualização de Instrutores de Surfe

Semana do Meio Ambiente debate surfe e sustentabilidade

O seminário vai debater o engajamento dos surfistas

O seminário vai debater o engajamento dos surfistas O seminário vai debater o engajamento dos surfistas

Ecosurfi “dropa” no Ibirapuera

Projetos que defendem a biodiversidade foram expostos

Projetos que defendem a biodiversidade foram expostos Projetos que defendem a biodiversidade foram expostos

Programa de voluntariado da Ecosurfi

Visa criar uma rede para o engajamento público

Visa criar uma rede para o engajamento público Visa criar uma rede para o engajamento público

Instrutores da Escola Ecosurfi recebem treinamento

O objetivo do projeto é ensinar técnicas para resgates no mar

Instrutores da Escola Ecosurfi recebem treinamento do Salva Surfe Instrutores da Escola Ecosurfi recebem treinamento do Salva Surfe

“Onde o mar encontra as pessoas” será lançado na Ecosurfi

Documentário traz o panorama das relações humanas com o mar

“Onde o mar encontra as pessoas” será lançado na Ecosurfi “Onde o mar encontra as pessoas” será lançado na Ecosurfi

Vitória contra o projeto Porto Brasil

Terra Indígena é demarcada e restingas são protegidas

Terra Indígena é demarcada e restingas são protegidas Terra Indígena é demarcada e restingas são protegidas

Viva Mata 2011 vai debater surfe e gestão costeira

Debate tem como foco discutir as zonas costeiras

Debate tem como foco discutir as zonas costeiras Debate tem como foco discutir as zonas costeiras

Ecosurfi atua na criação de área protegida em SP

Decreto oficializa a criação do mosaico de UC,s

Ecosurfi atua na criação de área protegida em SP

Ecosurfi pede #VetaTudoDilma

Comunidade do surf paulista participa da mobilização que pede veto total das alterações no Código Florestal



Na manhã de domingo (20/5), cerca de 2 mil pessoas se vestiram de verde e se reuniram no ato público #VetaTudoDilma, que pede o veto integral da presidente Dilma Rousseff ao projeto do novo Código Florestal.

A concentração começou, às 10h, em frente ao Monumento às Bandeiras, do lado de fora do Parque Ibirapuera, e depois seguiu para a Arena de Eventos do Parque, onde acontece a oitava edição do Viva a Mata, maior evento brasileiro em prol da Mata Atlântica.

A manifestação foi organizada pela Fundação SOS Mata Atlântica, com apoio dos comitês em Defesa das Florestas nacional e paulista, coalizões formadas por centenas de organizações da sociedade civil brasileira.

Histórico

Aprovado pela Câmara dos Deputados em 25 de abril, o projeto do novo Código Florestal está agora no Palácio do Planalto, onde pode ou não ser sancionado pela presidente. Dilma tem até o dia 25 de maio para vetar integralmente ou em partes esse texto do Código Florestal, que prejudica e muito a proteção do meio ambiente e das florestas. O texto aprovado também promove anistia a quem desmatou, beneficiando quem descumpriu a lei, e incentiva novos desmatamentos.

Desde o lançamento do primeiro relatório da alteração do Código Florestal, a SOS Mata Atlântica e diversas organizações vêm se mobilizando para o debate e acompanhamento do tema.
Em 7 de abril de 2011, aconteceu, em Brasília, o Ato Público “Marcha dos trabalhadores em defesa do Código Florestal, contra o Uso de Agrotóxicos e pela Reforma Agrária”. Nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, mobilizações foram realizadas simultaneamente, no dia 5 de maio.

Há um ano, durante o Viva a Mata 2011, a SOS Mata Atlântica promoveu uma manifestação no Parque Ibirapuera, semelhante à ação de 2012. Entre as ONGs que participaram da mobilização estavam WWF Brasil, Greenpeace, Pau Brasil, Ecosurfi, Reserva da Biosfera, Amigos do Futuro e Instituto Anendeporâ, entre outros.

Em 7 de junho do mesmo ano, foi lançado o Comitê de Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, que possui braços regionais em Estados do país. Paralelamente, a campanha #florestafazadiferença foi divulgada pelas redes sociais, promovendo a mobilização da população com campanhas que envolvem também a participação de artistas engajados no tema.

Já a campanha nacional “Mangue Faz a Diferença” foi lançada em janeiro deste ano para alertar e mobilizar a sociedade sobre o impacto das alterações do Código Florestal nos manguezais. A iniciativa foi da Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com dezenas de organizações de todo o país.

Em um mês e meio de atividades foram realizadas 37 mobilizações em 13 Estados brasileiros (CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, ES, RJ, SC, PR, SP e RS), mais o Distrito Federal.  Um total de 87 instituições aderiu à iniciativa e as manifestações da campanha alcançaram pelo menos 50 mil pessoas em todo o País.

Fonte: SOS Mata Atlântica
Leia Mais ►
Read more...

Surf e meio ambiente em debate no Ibirapuera/SP

Programação nesse final de semana traz perspectivas 
sustentáveis para o esporte
 
Estande Ecosurfi

A cidade de São Paulo recebe nesse final de semana uma grande programação voltada para debater questões que envolvem surf e meio ambiente durante a realização do Viva Mata, evento realizado pela SOS Mata Atlântica no Parque do Ibirapuera.

O Viva a Mata 2012 tem como tema “Nosso verde também depende do azul” e realizará uma série de encontros para discutir questões relacionadas ao litoral e os oceanos , como as áreas protegidas, a economia azul, as estratégias para conservação marinha e a relação entre surf, praia e sustentabilidade a economia azul.

A Ecosurfi participa pelo quarto ano consecutivo do evento como expositora e coloca novamente em pauta debates e oficinas que possibilitam ao público informações sobre o protagonismo dos surfistas nas causas ambientais.

Os participantes que visitarem o estande da Ecosurfi também vão poder conhecer a primeira prancha reciclada do Brasil, desenvolvida pelo shaper e artista plástico Filipe Blanco, que reúne retalhos de isopor descartado para formar um novo shape.

Seguindo a programação no sábado (19/05) acontece às 15h, a roda de conversa com o tema “Surf, Praia e Sustentabilidade” que traz como participantes João Malavolta, dirigente ONG Ecosurfi, Túlio Brandão, jornalista e colunista do site Waves; Felipe Blanco, artista que trabalha com reaproveitamento de pranchas, e o surfista de ondas altas Carlos Burle.

Para fechar os debates sobre o tema, acontecerá, às 16h30, o encontro livre “Surfando na Rio+20”, organizada pelo Comitê Pró-Fórum Brasileiro de Surf e Sustentabilidade, momento em que surfistas e admiradores do esporte se reunirão para refletir em torno da seguinte pergunta: “Qual litoral você quer para o seu surf?”. Todas as respostas farão parte do documento denominado Surf XXI, que está sendo construído por meio da participação de surfistas de diversas cidades e regiões do litoral brasileiro. O conteúdo final do documento deve ser apresentado pelo Comitê na Rio+20. O encontro será mediado pela ONG Ecosurfi.


Leia Mais ►
Read more...

Fórum Brasileiro de Surf e Sustentabilidade será lançado na Rio+20

Comunidade do surf deve apontar respostas e compromissos contra a crise ambiental global

O surf no Brasil é um seguimento comunitário que envolve através da sua história e estilo de vida milhões de pessoas ao longo do litoral brasileiro. Ao passar dos anos o esporte vem sofrendo transformações contundentes nem sempre positivas, em seus aspectos econômicos e sociais. Tudo isso, por não agregar no centro das discussões, que deliberam os caminhos do seu desenvolvimento, os surfistas como sujeitos próprios de direitos e deveres.

Não bastando esses conflitos, ainda existe a falta de interesses formais dos gestores da modalidade em evidenciar meios para fortalecer a importância da relação indissociável do esporte com o meio ambiente, e que acima de tudo, afirmem garantias voltadas a preservar a identidade das comunidades de surfistas, conservação das culturas originais, proteção dos espaços onde o surf é praticado, diversidade regional, valores e crenças tradicionais.

Surfando na Rio+20
Buscando assegurar a participação dos surfistas nos espaços de decisão e deflagrar propostas para o cuidado com as zonas costeiras e o resgate imaterial da relação ancestral dos valores da cultura surf com a natureza. No último mês foi criado durante o VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental realizado em Salvador/BA, o comitê nacional Pró Fórum Brasileiro de Surf e Sustentabilidade.

O comitê é composto por representantes de sete estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, Paraná e Pará). Qualquer pessoa ou instituição pode participar acessando a página oficial: http://www.surfsustentavel.org.br/ .

A função da proposta é ser um espaço horizontal e plural de articulação para os surfistas, cujo objetivo prioritário é buscar construir coletivamente entre as comunidades do surf brasileiro respostas para pergunta: Quê litoral você quer para o seu surf?

O Fórum Brasileiro de Surf e Sustentabilidade tem seu lançamento oficial programado durante os eventos que acontecem no próximo mês, de 15 a 23 de junho, na cidade do Rio de Janeiro nos espaços autônomos da Cúpula dos Povos - Rio +20.

Saiba mais: http://www.surfsustentavel.org.br/
Leia Mais ►
Read more...
Related Posts with Thumbnails

Destaques

  © Ecosurfi Desenvolvimento por Comunicação Ecosurfi Século XXI

Back to TOP